Conheça nossas culturas

Selecione as culturas e veja quais produtos são indicados para melhor aproveitamento do seu ecossistema.

O primeiro registro do cultivo comercial de soja no Brasil remonta a 1914, no município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Desde então, a soja se consolidou como uma das fontes mais ricas em proteínas conhecidas. Sua presença crescente na dieta de muitos países desenvolvidos, bem como o intensivo estudo sobre suas propriedades e aplicações, fazem da soja um verdadeiro Alimento do Futuro.

A absorção de nutrientes pela soja é influenciada por diversos fatores, como a capacidade de exploração do sistema radicular, as condições climáticas, as características do solo, a disponibilidade de água e de nutrientes, além das práticas de manejo adotadas. O manejo químico do solo inclui tanto práticas corretivas quanto de manutenção, que são essenciais para garantir a saúde do solo e o bom desenvolvimento da planta. Essas práticas incluem:

  • Correção do pH do solo e neutralização do Al³;
  • Adubação corretiva com macronutrientes primários (fósforo e potássio) e secundários (cálcio e enxofre);
  • Adubação de manutenção, para repor os nutrientes extraídos pelas plantas;
  • Fornecimento de nutrientes (macro e micronutrientes) conforme a expectativa de produtividade;
  • Adoção de práticas que aumentem a eficiência no uso dos fertilizantes.

Essas medidas ajudam a garantir que a soja tenha acesso adequado aos nutrientes essenciais, otimizando sua produtividade e qualidade, além de manter a saúde do solo de forma sustentável.

Na cultura da soja, a adubação é uma das práticas de manejo que mais contribui para o aumento da produtividade. No entanto, a resposta da soja à adubação depende de dois fatores principais: os níveis de nutrientes presentes no solo e a quantidade de nutrientes que serão exportados pela cultura durante o ciclo produtivo.

Essas informações são essenciais para planejar a adubação de forma eficiente, pois indicam a quantidade de nutrientes a ser reposta no solo antes de cada cultivo. Esse processo visa não apenas a manutenção da fertilidade do solo, mas também a garantia do potencial produtivo da soja, assegurando um bom desempenho da cultura ao longo do ciclo.

Produtos indicados para a cultura

Confira nossa última atualização do Informativo Agrícola

Informativo Agrícola - 17 de Março de 2025

Veja o que os clientes falam sobre a Unifertil

Jhean Picolo

Cotricampo | Campo Novo/RS

“Trabalho na Cotricampo e sou responsável pelo setor de compras da Cooperativa. A gente tem uma parceria de longa data com a Unifertil, é uma empresa que nos atende há mais de 20 anos, é uma empresa muito séria no mercado, a gente tem ela como uma grande parceira no segmento de fertilizantes. A gente já trabalha com linhas específicas, NMax, a gente te uma fórmula diferenciada para soja, 04.24.18, são linhas especiais, que a gente tem um foco muito grande e a gente confia muito na empresa."

Antônio Carlos da Veiga

Agrônomo e Produtor | Cruz Alta/RS

“Sou agrônomo e produtor rural de Cruz Alta, primeiramente quero parabenizar a Unifertil por todo este tempo sendo parceira do agricultor gaúcho. Eu, como já faz 11 anos que trabalho com adubos da Unifertil, me sinto muito satisfeito e contente em poder parabenizar a empresa. Normalmente uso produtos Unifertil para a cultura da Soja e também na cultura do trigo, o produto sempre veio em condições normais, boa granulometria, nunca houve problemas de empedramento ou outras situações."

Nelson Becker

Produtor | Campos Novos / SC

“Venho há um tempo fazendo um manejo com o pessoal da Unifertil, hoje nós temos a satisfação de estar colhendo uma lavoura de soja, temos um manjo de inverno a base de P e viemos então com estes adubos que a Unifertil trouxe para a nossa região. Já estamos há 3 anos manejando com Ca e S elementar, temos os macros e micronutrientes, estamos com a produtividade muito boa."

Gustavo Drum

Engenheiro Agrônomo | COPERBOA

“Há três anos a gente começou um projeto junto a Unifertil, que foi buscar nas nossas análises de solo a nossa necessidade de adubação, quais os adubos encaixavam melhor na nossa região. Através deste trabalho, a gente acabou desenvolvendo algumas fórmulas exclusivas, que são as que trabalhamos hoje e, a partir daí, a gente começou a colocar esta ferramenta no campo, começou a manejar e hoje estamos em uma colheita de soja, com uma expectativa de colher mais de 90 sacos de soja”.

Olá, eu sou o Fer!
Como posso te ajudar?